Faça Com Arduino
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre meu Projeto de Automação, começando do zero!

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre meu Projeto de Automação, começando do zero! Empty Dúvidas sobre meu Projeto de Automação, começando do zero!

Mensagem por Leandro Oliveira Qua 22 Abr 2015 - 16:44

Boa tarde, primeiramente parabéns por sua iniciativa e compartilhar seu conhecimento pelo canal Faça Com Arduino já acompanho seus vídeos faz um bom tempo e aprendi muita coisa com eles, mas ainda sou iniciante no ramo e tenho algumas dificuldades principalmente com a parte de criação dos códigos no IDE.
Tenho um pequeno e simples projeto de automação para o meu quarto e queria a sua opinião a respeito, se é possível e como executá-lo com a lista de componentes que descrevi logo abaixo, críticas e sugestões são bem vindas, pois como eu disse não tenho tanta experiência ainda no assunto. Gostaria de sua ajuda, sei que posso usar alguns pedaços dos códigos que você posta nos vídeos, mas não consigo finalizar todo o comando como deveria e não tenho ideia de como fazer. Como sugestão, esse bem que poderia ser mais um dos vídeos do seu canal, dessa forma você estaria me ajudando muito.

   O QUE PRETENDO AUTOMATIZAR:

   - Ligar e desligar a lâmpada do quarto.
   - Ligar e desligar a TV
   - Ligar meu ventilador digital que tem controle remoto, por tanto pode ser decodificado e acionado via IR e programado para sempre que o sensor de temperatura passar dos 27 ºC ele ligar o aparelho.

   EQUIPAMENTOS USADOS NO PROJETO:

   1 Arduino Mega 2560 //Optei pelo Mega pois tem mais portas que o UNO para fazer as conexões, já que não quero usar uma protoboard e sim fazer as ligações direto do Arduino com os demais Módulos
   1 Módulo Wireless NRF24L01 //Optei por não usar o Bluetooth  e nem o Ethernet Shield
   1 Módulo Réle //Para acionamento e desligamento da lâmpada
   1 Módulo Emissor IR //Para acionamento e desligamento do ventilador e da TV
   1 Módulo Sensor de Temperatura DS18B20 //Para acionamento automático do ventilador sempre que o sensor detectar 27 ºC e desligamento quando o sensor acusar 24 ºC

   MONTAGEM E FUNCIONAMENTO:
 
Seria um sistema único e compacto o suficiente para embutir na luminária que fica no teto do quarto, por isso não quero usar a protoboard, pois inevitavelmente ocuparia mais espaço. Ele seria alimentado por uma bateria recarregável 9v de 450mah.
Quanto ao funcionamento, assistir alguns vídeos de projetos muito interessantes e bem parecidos com o que quero fazer, só que com uma diferença os sistemas neles descritos são por comando de voz e integração com softwares que funcionam como assistentes pessoais no computador, como o AFC assistente e o Denise.  No momento já ficaria satisfeito em controlar o sistema com tablet ou celular conectados via wireless com módulo NRF24L01 por um app ou página web com botões para executar os comandos, e quem sabe futuramente implementar o controle de voz.

 
   Desde já agradeço, toda colaboração é bem vinda.

   Att, Leandro Oliveira

Leandro Oliveira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre meu Projeto de Automação, começando do zero! Empty Re: Dúvidas sobre meu Projeto de Automação, começando do zero!

Mensagem por elton.cro Qui 23 Abr 2015 - 21:36

Ola Leandro, apenas para conhecimento este é um projeto que é possível de ser feito, embora eu não possuo o módulo de wifi e nem este sensor irei precisar que você compile os trechos do códio informando os erros e acerto, pois ficaria muito mais fácil e rápido se fosse testado e verificado se realmente esta funcionando se eu possuísse o módulo. Já que você quer controlar tudo pela internet iremos precisar saber primeiramente como comunicar o módulo ao arduino e posterior se tem como elaborar um simples pagina web com o módulo NRF24L01. Para melhor te orientar precisamos deste dados em mão. Portanto irei verificar a possibilidade e recursos que este modulo possuí a partir daí podemos dar início ao seu projeto.

elton.cro

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos